Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Actividades Projectos A energia das estrelas: da matéria à luz

A energia das estrelas: da matéria à luz

Subir um nível
A energia das estrelas: da matéria à luz
  1. Proponente: Mário João Monteiro
  2. Como é produzida a energia nas estrelas? Em que se transforma? Durante quanto tempo consegue uma estrela produzir energia?

Com este projeto poderás determinar a energia que pode ser produzida numa estrela, seja ela o nosso Sol ou uma estrela de massa diferente, através das reações de fusão do Hidrogénio. Desta forma poderás perceber como funciona o motor que faz brilhar as estrelas e como opera o processo físico que permite à estrela ter um reator de produção de energia para gerir as suas necessidade energéticas por cerca de 1010 anos.

Para tal iremos analisar que reações nucleares podem ocorrer e como a sua capacidade de gerar energia dependem da temperatura e da densidade nas regiões mais centrais da estrela. Com base na física nuclear que define as condições para a fusão nuclear ocorrer e nos modelos de estrutura que determinam a configuração em densidade e temperaturas da estrela, iremos calcular quanta energia se produz e qual o tempo de vida da estrela. Desta forma podemos estimar quanto tempo cada estrela consegue viver a produzir energia desta forma e de que forma a nossa previsão nos permite compreender os objetos fundamentais – as estrelas – que constituem o universo visível.

Com este projeto serás então capaz de saber quanta energia produz o Sol, onde no seu interior essa produção ocorre, que combustível usa, durante quanto tempo o consegue fazer e o que resulta. Poderás obter também estimativas e respostas a estas perguntas para outras estrelas na vizinhança do Sol e outras mais distantes.

  1. 9ª Edição
    coordenado por João Faria (2013)
  2. 10ª Edição
    coordenado por Jorge Humberto Martins (2014)
  3. 11ª Edição
    coordenado por João Faria (2015)
  4. 12ª Edição
    coordenado por João Faria (2016)
Acções do Documento