Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Actividades Projectos As múltiplas cores do sol

As múltiplas cores do sol

Subir um nível
As múltiplas cores do sol
  1. Proponente: Filipe Gameiro, Filipe Pires, João Lima
  2. que podemos inferir pelo estudo e observação do sol, a partir do nosso planeta?

Neste projeto terás a oportunidade de observar o Sol utilizando telescópios devidamente equipados com os filtros adequados, detetor CCD e espectrógrafo. Os dados observacionais permitirão caracterizar a "nossa" estrela do ponto de vista físico.

Poderás estimar a velocidade de rotação do Sol a partir da observação de manchas solares. Usando técnicas de fotometria (que "mede" a luz do Sol) poderás determinar o brilho do Sol em diferentes filtros e a absorção provocada pela nossa própria atmosfera em cada filtro. Pela comparação dos brilhos obtidos será estimada uma temperatura média do sol, chamada temperatura de cor.

Finalmente, acoplando ao telescópio um espectrógrafo (que dispersa a luz branca do Sol nas suas componentes) poderás obter num detetor CCD a imagem espetral do Sol. O tratamento das imagens será feito usando software adequado, com vista à obtenção do espetro final. A análise do espetro solar permitirá a identificação das riscas mais intensas e a determinação de uma temperatura, que será comparada com a obtida anteriormente pela fotometria.

  1. 9ª Edição
    coordenado por Ângela Santos (2013)
  2. 10ª Edição
    coordenado por Gil Marques (2014)
  3. 11ª Edição
    coordenado por Gil Marques (2015)
  4. 12ª Edição
    coordenado por Ângela Santos (2016)
  5. 13ª Edição
    coordenado por Guilherme Teixeira (2017)
Acções do Documento