Você está aqui: Entrada Actividades Projectos Determinação do fluxo solar fora de atmosfera em narrow band

Determinação do fluxo solar fora de atmosfera em narrow band

Determinação do fluxo solar fora de atmosfera em narrow band
  1. Proponente: Giancarlo Pace

O objectivo  da experiência  é a determinação  do fluxo solar em três diferentes comprimentos  de onda, e a sua  comparação com o fluxo dum corpo negro da  temperatura do Sol. Os alunos  experimentarão todas as fases típicas dum projecto de pesquisa astronómica, ou seja:

- a  recolha de  dados com  um  telescópio, através  da observação  do objecto  que  se  pretende  estudar  e  da  aquisição  de  imagens  de calibração;

- a redução dos dados recolhidos;

- a análise dos resultados e o conseguimento de conclusões teóricas.

No nosso caso, o objecto para observar é o Sol, e será observado com o telescópio de diametro de 11.5 cm  e com três filtros narrow band para isolar  a luz  num intervalo  estreito  de comprimentos  de onda.  As observações e as relativas calibrações serão efetuadas várias vezes ao longo dum  dia, de forma  a permitir a  determinação do fluxo  fora de atmosfera.

Na  redução dos  dados,  os  alunos encararão os mesmos problemas e tarefas com  que os astrónomos  profissionais lidam na sua  rotina de trabalho, nomeadamente a correção de erros devidos à instrumentação e a transformação dos dados obtidos em valores conforme uma unidade de medida padrão.

coordenado por Giancarlo Pace (2011)