Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Actividades Projectos Detetar e caracterizar um planeta extrasolar

Detetar e caracterizar um planeta extrasolar

Subir um nível
Detetar e caracterizar um planeta extrasolar
  1. Proponente: Nuno Santos
  2. Na procura de planetas candidatos à existência de vida fora do nosso sistema solar, é importante inferir as suas propriedades a partir de observações terrestres feitas com grandes telescópios.

Neste trabalho vamos propor-te que determines os parâmetros físicos de um planeta extrasolar através da análise de um conjunto de dados reais provenientes de observações realizadas nos grandes telescópios do ESO.

Em primeiro lugar, terás a possibilidade de determinar os parâmetros da órbita do planeta, assim como uma estimativa para a sua massa, usando medidas obtidas com o método das velocidades radiais. Simplificando, podemos dizer que este método consiste na medição da oscilação da velocidade radial de uma estrela, isto é, da velocidade da estrela na nossa linha de visão, causada pela presença de um ou mais planetas em torno desta estrela. Depois, usando um espetro de alta resolução da estrela que tem o planeta que foi estudado, vamos determinar os parâmetros atmosféricos desta. Estes permitirão inferir um valor para a massa e raio da estrela, o que será importante para determinar uma massa para o planeta e, mais tarde, o seu raio.

Após este passo, irás analisar dados de fotometria no momento em que o planeta transita a estrela (passa em frente a esta, "roubando" parte da sua luz). Estes dados permitirão estimar o raio do planeta de forma precisa. 

Para terminar, irás colocar os resultados num diagrama massa-raio e comparar a posição do planeta estudado com a de outros planetas conhecidos. Este diagrama vai-te permitir discutir a composição química do planeta: será uma outra Terra, ou um planeta gigante?

  1. 9ª Edição
    coordenado por Annelies Mortier (2013)
  2. 10ª Edição
    coordenado por Maria Tsantaki (2014)
  3. 11ª Edição
    coordenado por Jason Neal (2015)
  4. 12ª Edição
    coordenado por Jason Neal (2016)
  5. 13ª Edição
    coordenado por Jason Neal (2017)
Acções do Documento