Você está aqui: Entrada Actividades Projectos Holografia e ondas de luz

Holografia e ondas de luz

Holografia e ondas de luz
  1. Proponente: Hélder Crespo
  2. Vais realizar um holograma de um objecto real e conhecer as propriedades únicas da luz laser que tornam possível produzir imagens tridimensionais.

Um holograma não é uma imagem do objecto, mas sim um registo de padrões de luz microscópicos originados pela interferência entre a luz do objecto e a luz directa do laser, numa espectacular demonstração da natureza ondulatória da luz. São hoje inúmeras as aplicações da holografia em ciência, tecnologia e engenharia, desde a segurança de documentos - como cartões de crédito, notas de euro, e bilhetes de futebol - até às mais modernas técnicas de armazenamento de informação. Acresce que não só a luz, mas também os átomos e os electrões, podem originar padrões de interferência, o que revela a natureza fundamental e universal deste fenómeno físico.

Neste projecto irás construir uma montagem óptica avançada, que inclui a utilização de um laser, e registar um holograma de um objecto à tua escolha em filme fotográfico de elevada resolução. Poderás descobrir como é que o padrão de interferência contém, e permite reproduzir, uma imagem tridimensional do objecto.

coordenado por Jaime Pinto Ribeiro Viegas (2005)
    coordenado por Maria Carmen Rebelo (2006)
    coordenado por Jaime Pinto Ribeiro Viegas (2007)
    coordenado por Pedro Bernardino Oliveira (2008)