Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Física na UP

Física/Astronomia na UP

Quando mandas um sms no telemóvel, pões um cd no leitor, navegas na internet, ou ligas o televisor, estás a usar tecnologias que a Física tornou possível. Aos astrónomos deves o conhecimento que vives no terceiro planeta que orbita uma de milhares de milhões de estrelas da nossa galáxia, que, por sua vez, é apenas uma de um número incontável das que existem no nosso Universo. Nesta página podes conhecer a Física e Astronomia que é feita na UP e os cursos onde podes desenvolver as capacidades e competências que fazem dos Físicos e Engenheiros Físicos e dos Astrónomos, profissionais tão apreciados onde quer que haja problemas para resolver.

Física Experimental

A investigação na área de Física Aplicada desenvolve-se principalmente no Instituto da Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP), que integrou recentemente o Laboratório Associado de Nanotecnologias IN. Uma das linhas de trabalho debruça-se sobre todos os tipos de materiais: cristais líquidos, dieléctricos (isoladores), materiais magnéticos e supercondutores. Recentemente orientámos o nosso trabalho para a fabricação e caracterização de materiais com estruturas artificiais à escala do nanometro (10-9 m). Um outra linha de trabalho são os lasers de impulsos ultra-curtos e suas aplicações.

  • multicamadas magnéticas e válvulas de spin;
  • nanotubos e alumina nanoporosa;
  • lasers de impulsos de ato-segundo.
levitação

Levitação de supercondutores

Engenharia Física

A investigação e desenvolvimento na área de Engenharia Física centra-se fundamentalmente em Óptica/Optoelectrónica/Lasers, em Materiais Avançados/Micro e Nano Dispositivos, e nas suas aplicações tecnológicas. Participam nessas actividades o Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto e a Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos do INESC-PORTO, ambas integradas em Laboratórios Associados.

  • Sensores em fibra óptica
  • Multicamadas magnéticas
  • Visualização do interior do olho com laser
  • Pontos (dots) quânticos
  • Aplicações farmacêuticas de nanotubos
  • Lasers em fibra
Da investigação em sensores e lasers em fibra já resultaram duas empresas de elevada tecnologia: FiberSensing e Multiwave Photonics

 

Cura de fibras

Alterando propriedades de fibras ópticas para fazer sensores

Física Teórica

A investigação em Física Teórica desenvolve-se no Centro de Física do Porto. O que nos motiva é perceber o Universo em todas as escalas: desde as supercordas (10-35 m ? ) ao comportamento global do Universo (1026 m) passando por tudo o que ocorre à nossa escala. Explora aqui  alguns dos nossos temas de investigação do nosso Departamento.

gravidade

Astronomia

Investigação em Astronomia

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto,  CAUP, é o leader nacional em Investigação em Astronomia e Astrofísica, cobrindo temas variados como evolução estelar, galáxias e cosmologia e pesquisa de planetas extra-solares.

Acções do Documento
Perguntas
  • O que é que a observação dos corpos mais distantes do Universo nos diz  sobre os seus primeiros segundos e sobre as suas leis fundamentais? 
  • Existem "Terras" a orbitar outras estrelas além do Sol?
  • As supercordas são o futuro da Física fundamental?
  • Como explicar as propriedades do material mais fino do mundo, uma única camada atómica de carbono (grafeno)?
  • Como usar um laser para "ver" dentro de um olho que ainda está a ser usado pelo seu legítimo dono?
  • Como  fazer os discos de computadores anda mais pequenos?
  • Como monitorar em tempo real os movimentos de um túnel ou de uma ponte?

 A investigação científica no Departamento de Física da FCUP cobre todos estes tipos de questões: desde as teorias mais  avançadas  na área da Gravitação Quântica, à investigação teórica e experimental sobre materiais, aos lasers de impulsos ultra-curtos, aos sensores em fibra óptica.

 Estas actividades decorrem no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, no Centro de Física do Porto, e em dois Laboratórios Associados: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC – Porto) e Instituto de Nanotecnologias (IN – Unidade IFIMUP).

Investigação no DFA