Você está aqui: Entrada News Astrónomo Nuno Santos recebe prestigiado prémio internacional

Astrónomo Nuno Santos recebe prestigiado prémio internacional

O investigador do CAUP e orador da VI edição da Escola de Verão, Nuno Cardoso Santos, foi um dos vencedores do Internacional Viktor Ambartsumian, que premeia investigadores excepcionais em Astronomia e Astrofísica.

Astrónomo Nuno Santos recebe prestigiado prémio internacional

Nuno Cardoso Santos

O Astrónomo Nuno Cardoso Santos, investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) , professor afiliado do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, é um dos vencedores da primeira edição do prémio Internacional Viktor Ambartsumian.

O prémio de 500 mil dólares, anunciado a semana passada, será partilhado com os seus colegas Michel Mayor e Garik Israelian. Os três investigadores foram galardoados pelo seu trabalho no estudo das estrelas que têm planetas em órbita, que dão indicações essenciais sobre os processos de formação planetária.

O Prémio Viktor Ambartsumian foi criado em 2009 pelo presidente da Arménia, sendo um dos mais importantes na área da Astronomia e Astrofísica. Atribuído de dois em dois anos, distingue investigadores de qualquer país, por excepcionais contributos para a ciência. Este ano foram nomeados 14 investigadores ou equipas, cabendo o prémio ao trio liderado pelo Professor Michel Mayor (U. Genebra), que em 1995 co-descobriu o primeiro exoplaneta à volta de uma estrela do tipo solar (51 Pegasi).

Nuno Santos, é autor de 128 artigos científicos com mais de 5200 citações, ao receber a notícia do prémio, comentou: “Estou obviamente muito feliz. Espero sobretudo que este reconhecimento possa, de alguma forma, ajudar a astronomia nacional a fazer cada vez mais e melhor”. Para tal está em desenvolvimento o projecto ESPRESSO, um espectrógrafo de alta resolução a ser instalado no observatório VLT (ESO), com o objectivo de encontrar planetas rochosos semelhantes à Terra.

O investigador português lidera a equipa do CAUP que coordena a parte nacional deste consórcio.

Nuno Santos é um dos oradores da VI edição da Escola de Verão.