Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada News Estudante do DFA publica artigo sobre "Máquinas do Tempo"

Estudante do DFA publica artigo sobre "Máquinas do Tempo"

Ricardo Zambujal Ferreira | 23 anos | estudante do mestrado em Física

Ricardo Zambujal Ferreira, estudante do 2º ano do mestrado em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), publica artigo na prestigiada revista norte-americana Physical Review D. O artigo resulta da investigação desenvolvida para a dissertação do mestrado onde, sob orientação de Orfeu Bertolami, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP, estuda uma teoria alternativa da gravitação com um acoplamento não mínimo entre a matéria e a curvatura do espaço-tempo. Um dos objectivos de Ricardo Ferreira é investigar a possibilidade de criação de máquinas do tempo no contexto desta teoria. Uma máquina do tempo é algo que, tal como o nome indica, nos permite viajar no tempo. Para a Física, e muito por culpa de Einstein, o tempo e espaço estão agregados naquilo a que chamamos o Espaço-tempo. As equações de Einstein dizem-nos qual é a geometria desse espaço e como ele é afetado pela matéria. 

Segundo Ricardo Ferreira, "por outro lado a teoria onde trabalho introduz algumas mudanças à teoria da relatividade geral de Einstein, nomeadamente na interação entre a matéria e a curvatura do espaço-tempo. No contexto desta teoria mostrou-se ser possível simular alguns comportamentos dos misteriosos constituintes dominantes do nosso Universo: a matéria negra e a energia escura." 

No artigo foi encontrada uma solução no contexto desta teoria modificada da gravitação, onde um hipotético viajante, ao fazer um determinado percurso, consegue chegar a um ponto do espaço-tempo que corresponde ao seu "passado" ou "futuro". Surpreendentemente tal é conseguido utilizando únicamente matéria dita convencional, ou seja, com "algo do nosso dia-a-dia." 

O estudante de Física refere "que é necessário primeiro comprovar que esta teoria alternativa da gravitação é a correcta, não sei se algum dia será possível viajar no tempo ou se será verdadeiramente uma utopia. No entanto, este é um resultado teórico importante já que mostra que nesta teoria é à partida possível construír uma máquina do tempo."


Fale-me um pouco do seu trabalho no âmbito do seu mestrado em Física? 
Estou neste momento a concluir o 2º ano do Mestrado em Física e este trabalho surge no contexto da minha Dissertação. Trabalho sob orientação do Prof. Orfeu Bertolami, em Relatividade Geral, mais concretamente, numa teoria modificada da Gravitação com um acoplamento não-mínimo entre matéria e curvatura. Neste artigo em concreto propus-me a encontrar máquinas do tempo no contexto desta teoria. 

Se lhe pedisse para se auto-descrever utilizando apenas 5 palavras, quais é que escolheria? 
Descrever-me não é claramente o meu ponto forte mas diria que: sincero, trabalhador, curioso, criativo e bem-disposto. 

"FCUP: 100 anos. Compromisso com o Futuro", qual a mensagem que gostaria de transmitir? 
Gostaria que aumentasse o profissionalismo e competência entre o corpo docente de forma a que haja mais dinâmicas positivas e produtivas. O compromisso com o futuro deverá ser, sobretudo, um compromisso com os estudantes e com os jovens investigadores abrindo-lhes as portas e depositando neles a confiança necessária para que criem coisas novas.

Acções do Documento