Você está aqui: Entrada News Pedro Gil Vieira premiado pelo Governo do estado de Ontario (Canadá)

Pedro Gil Vieira premiado pelo Governo do estado de Ontario (Canadá)

Pedro Gil Vieira, licenciado em Física da Universidade do Porto, e membro do Perimeter Institute, recebeu um "Early Research Award" (ERA) do Ministério da Economia e Inovação do Ontario.

Os ERAs são prémios de prestígio atribuídos a membros recentes  das Universidades e Institutos do Ontario. Cada investigador recebe $140 000 com o prémio.

Pedro Vieira recebeu o prémio pela sua proposta "Teoria Quântica de Campo em Acoplamento Finito". Uma parte importante dos resultados de Física de partículas corresponde a situações em que as forças entre as partículas são fracas e podem ser tratadas como uma perturbação ao movimento livre. É muito mais difícil tratar problemas de acoplamento forte como o que existe  entre os quarks no interior de um protão ou neutrão a baixa energia. Pedro Vieira tem-se focado no desenvolvimento de ferramentas matemáticas para tratar problemas de acoplamento forte.