Você está aqui: Entrada Edições 2ª Edição Palestras Supercordas - a melodia da natureza?

Supercordas - a melodia da natureza?

2. Palestrante: Miguel Sousa Costa
  3. Horário: Quarta-feira, 6/9/2006, 10:45

Miguel Sousa Costa é Professor Auxiliar do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É, desde 2005, o coordenador científico da Unidade de Investigação Centro de Física do Porto - CFP.

Licenciatura: Física/Matemática Aplicada, FCUP 1994

Mestrado: Part III of Mathematical Tripos, Cambridge University 1995

Doutoramento: Física Teórica, Cambridge University 1998

Durante o século vinte o nosso conhecimento da constituição básica da matéria avançou de modo extraordinário, permitindo de certo modo realizar o velho sonho dos atomistas gregos. Começaremos por descrever um dos princípios básicos desta revolução - a Mecânica Quântica - e o seu papel na construção do modelo padrão das partículas elementares hoje vigente. O outro grande pilar da Física moderna é a Teoria da Relatividade de Einstein que permite descrever a interacção gravítica. Nesta apresentação daremos ênfase à existência de soluções na teoria de Einstein que descrevem objectos muito massivos - os buracos negros. Finalmente, veremos que os princípios da Mecânica Quântica e da Gravitação de Einstein apontam para a necessidade da existência de uma teoria mais fundamental - a Gravitação Quântica. Descreveremos então os princípios básicos da teoria de cordas, uma teoria que descreve a gravitação segundo as leis da Mecânica Quântica.