Você está aqui: Entrada Actividades Projectos Em busca de novos planetas

Em busca de novos planetas

Em busca de novos planetas
  1. Proponente: Isa Brandão
  2. Eles andam aí... mas como podemos detectá-los? Irás conhecer técnicas que vão das medidas de velocidade radial às lentes gravitacionais.

Neste projecto serão apresentadas as técnicas de procura de planetas extrasolares. Técnicas como a velocidade radial e trânsitos de planetas serão as mais descritas, mas também será feita uma breve descrição sobre técnicas como as lentes gravitacionais e astrometria... Será descrito o que se pode conhecer dos planetas a partir destas técnicas (massa, raio, período, excêntricidade, etc...) Os alunos terão oportunidade de conhecer os novos planetas extrasolares e os limites das técnicas descritas para a procura de planetas. No final os alunos serão capazes de conhecer as características mais comuns dos planetas extrasolares, e comparar com os planetas do nosso sistema solar.

coordenado por Isa Brandão (2008)