Edições
18ª Edição
Nesta edição tivemos a visita e colaboração do Lucas David Feitosa e da Isabela Maietto da nossa escola irmã "Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos" de São Paulo. Dos setenta e três participantes, cinco vieram do Brasil, dois de Espanha, duas de São Tomé e Príncipe, uma da Bélgica e outro de França. Nas palestras tivemos a visita do director do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Bruno Gonçalves que nos falou dos actuais desafios da fusão nuclear e do Investigador do INESQ Nuno Silva que nos falou como a ótica é uma poderosa ferramenta para estudar todos os campos da Física. Foi uma semana vibrante ! Para nós, organização é sempre refrescante contactar com o entusiasmo dos nossos participantes!
10ª Edição
Na sua 10ª Edição a Escola desafia os participantes com o programa mais radical de sempre com projectos envolvendo lasers, supercondutores, nanotecnologias, física espacial, fibras ópticas, biosensores e astrofísica. Projectos que abrangem as três grandes áreas de investigação do DFA, Física, Astronomia e Engenharia Física. Assim, se tens apetência pelo conhecimento e pelo processo de investigação que permite inquirir a Natureza e testar hipóteses acerca das causas das coisas, então deixa-te arrastar pelo encantamento da experimentação e do entendimento das ideias mais profundas e abrangentes. O DFA garante uma viagem através do Universo, do microcosmo ao macrocosmo, inserindo-te num projecto que te dilatará a imaginação. Tens coragem? Aparece!
9ª Edição
A Escola reabre na primeira semana de Setembro, desafiando os participantes para a descoberta de diferentes áreas da física com grande impacto no nosso quotidiano. Como já é norma, para maximizar o contacto com tópicos desconhecidos, os projetos científicos serão sorteados entre os jovens participantes, ainda que possam manifestar de forma não vinculativa interesse num de três perfis: Física, Astronomia e Engenharia Física. Claro que esperamos muitos jovens aventureiros que poderão optar por não indicar preferência por nenhum destes três perfis.
8ª Edição
Em todas as suas edições, a escola tem desafiado os seus participantes a contactarem com diferentes áreas da física, razão principal para que os projectos sejam normalmente sorteados entre os participantes. A 8ª edição irá manter este espírito, mas aquando a inscrição dará a possibilidade de indicação de preferência entre três perfis principais: Física, Astronomia e Engenharia Física. Se fores aventureiro, poderás optar por não indicar preferência por nenhum destes três perfis.
5ª Edição
Este ano consolidamos a internacionalização da EVF! Contamos com um total de 13 alunos estrangeiros. Mantemos a aposta na Sessão Especial para reforçar a componente de cidadania na formação dos estudantes. Ao final de 5 anos introduzimos a primeira tarde lúdica de visita ao Porto.
1ª Edição
A primeira edição da Escola de Verão de Física foi a concretização de um sonho. Um sonho de existirem alunos motivados capazes de aceitar este desafio. Obrigado a Todos!