Matrizes hexagonais de nanofios para gravação magnética perpendicular
Subir um nível- Proponente: Diana Leitão
Todos sabemos como os nossos computadores têm diminuído de tamanho! Ou até como 160GB - cerca de 3000 horas de música ou 40 DVDs de vídeo - pode caber no bolso mais pequeno das nossas calças!
Esta procura incessante por crescente capacidade de armazenamento informação traça constantemente novas metas para a ciência e tecnologia.
Os cientistas são por isso impulsionados a desenvolver novas formas de gravação, como por exemplo a gravação magnética perpendicular.
Como tal, neste trabalho aprenderemos a preparar e caracterizar materiais para discos de gravação perpendicular (HDD). Iremos crescer nanofios magnéticos dispostos numa rede hexagonal organizada, onde cada nanofio corresponderá a um bit magnético, resultando numa densidade de gravação de 400Gbit/in2. Moldes (templates) nanoporosos, definirão as características geométricas da nossa rede de bits. Estudaremos como a alteração das características geométricas do template (diâmetro de poro) pode influenciar posteriormente as propriedades magnéticas do conjunto de nanofios, importantes para as operações de leitura/escrita da informação armazenada.
-
5ª Edição
coordenado por Diana Cristina Pinto Leitão (2009) -
6ª Edição
coordenado por Diana Cristina Pinto Leitão (2010) -
7ª Edição
coordenado por Arlete Apolinário (2011) -
8ª Edição
coordenado por Arlete Apolinário (2012) -
9ª Edição
coordenado por Arlete Apolinário (2013) -
10ª Edição
coordenado por Arlete Apolinário (2014) -
11ª Edição
coordenado por Arlete Apolinário (2015)