Nanopartículas para Medicina
Subir um nível- Proponente: J. Agostinho Moreira
- Irás fabricar e caracterizar nanopartículas e aprender como estas estão a revolucionar a medicina
O mundo nanométrico já está acessível aos cientistas e engenheiros, que não tardaram em criar aplicações diversas. As mais promissoras consistem em aplicar nanopartículas para detecção e tratamento de diversos tipos de doenças, e na imagiologia.
Transportadores de fármacos e de radiofármacos, indutores de crescimento ósseo, nanopartículas para imagiologia por fluorescência são realidades já utilizadas. De entre os materiais mais utilizados, contamos com os fosfatos de cálcio, em particular com a hidroxiapatite. Este material é constituinte básico dos ossos e, por isso, apresenta elevada biocompatibilidade.
Neste projecto serás convidado a produzir nanopartículas de hidroxiapatite, utilizando micelas orgânicas auto-organizadas. A análise química e estrutural será feita recorrendo a técnicas experimentais avançadas, inlcuindo difusão inelástica de luz, microscopia de varrimento electrónico, e microscopia de força atómica. Terás ainda a oportunidade de estudar a funcionalização dessas nanopartículas para imagiologia
-
5ª Edição
coordenado por João Coelho (2009) -
6ª Edição
coordenado por João Coelho (2010) -
7ª Edição
coordenado por João Coelho (2011) -
8ª Edição
coordenado por João Coelho (2012)