Nanotecnologia: electrónica de spin e sensores magnéticos
Subir um nível- Proponente: David Schmool
- Irás conhecer a extraordinária evolução da física e tecnologia usadas para ler a informação guardada nos discos magnéticos dos computadores.
A capacidade de armazenamento de informação de discos rígidos de computadores sofreu um enorme aumento nas últimas décadas. O primeiro disco rígido construído pela IBM em 1957 era formado por 50 discos de 24 polegadas de diâmetro, com uma capacidade total de 5 megabytes (MB). No início dos anos 80 um disco tinha uma capacidade de cerca de 10 MB e custava mais de 2000 dolares. Hoje é possível comprar discos de 300 GB por cerca de 50 dolares. Este aumento drástico da capacidade de armazenamento deveu-se a dois factores: em primeiro lugar, a redução do tamanho em que cada bit de informação é guardado (e que é hoje de 40 nm; 1 nm=10-9 m); em segundo lugar o aumento da sensibilidade do dispositivo magnético que lê o bit.
Neste projecto vamos mostrar como evoluiram os sensores magnéticos utilizados desde 1980 até hoje, e em particular medir a sua resposta a um campo magnético externo.