Você está aqui: Entrada Edições 4ª Edição Palestras A Astronomia - uma poderosa ferramenta da divulgação científica

A Astronomia - uma poderosa ferramenta da divulgação científica

2. Palestrante: Pedro Russo
  3. Horário: Quinta-feira, 4/9/2008, 11:30

Pedro Russo foi nomeado Coordenador Internacional do Ano Internacional da Astronomia 2009. Este cientista português tem vindo a desenvolver o seu trabalho na Alemanha utilizando dados da missão espacial Vénus Express, uma missão da Agência Espacial Europeia, que está a estudar em detalhe a atmosfera daquele planeta. É Mestre em Geofísica e actualmente encontra-se a fazer o seu doutoramento.

A comunicação de ciência tem um papel essencial na educação e na compreensão da ciência pela sociedade em geral. É o seu papel encurtar as distâncias entre a investigação cientifica e a comunidade escolar e público geral. A astronomia tem uma posição privilegiada no processo de comunicação cientifica. Engloba diferentes áreas do conhecimento, como a matemática, física, química, geologia, biologia, disciplinas mais técnicas como engenharia. Mas não é só na ciência e tecnologia que a astronomia pode contribuir, a filosofia, literatura e religião também têm fortes ligações com com vários aspectos da Astronomia. Hoje em dia a ciência que competir com inúmeros outros assuntos e interesses, este paradigma elevou os padrões e exigências e transportou a comunicação da ciência para o profissionalismo. O Ano Internacional da Astronomia 2009 é um dos maiores desafios mundiais para a Astronomia. É uma oportunidade única de celebrar o envolvimento da Astronomia com a sociedade, cultura , estimulando em todo o Mundo a paixão não só pela Astronomia mas pelas ciências em geral.