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Um serão com... Daniel Bessa

Um serão com... Daniel Bessa
  1. 6ª Edição
  2. Palestrante: Daniel Bessa Fernandes Coelho
  3. Horário: 1 de Setembro às 18:00

Daniel Bessa, professor de Economia e actual Director-Geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação.

Nasceu há 62 anos no Porto e, em 1970, licenciou-se em Economia pela FEP. Em 1986, doutorou-se pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. Entre 1970 e 1999 foi docente na FEP, de 1988 a 2000, no Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto e, desde 2000, na Escola de Gestão do Porto, de cuja Direcção foi presidente até 2009. Actualmente, preside ao Conselho de Representantes da Faculdade de Direito da UP e, desde Junho do ano passado, é Director-Geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação. É, também, administrador de várias empresas.

Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo do XIII Governo Constitucional liderado por António Guterres.

O professor Daniel Bessa (muito a propósito) falou extensamente do ...FMI. Contudo, não apenas como "saco de dinheiro", mas sobretudo como gabinete de estudos sobre a economia mundial e perspectivas da sua evolução.

Distribuiu aos estudantes duas páginas de dados do FMI sobre crescimento económico das várias regiões do mundo (mundo desenvolvido, economias emergentes, terceiro mundo) e discutiu os dados e o seu significado , no contexto da "crise" de que tanto se fala. 

Duas conclusões sobressaíram da sua análise:

1. "O Mundo nunca esteve melhor"

Não existe "crise" mundial; a maior parte das regiões do mundo (China, Índia, América Latina, África) apresentam níveis de crescimento elevados e  perspectivas de manutenção desses níveis, o que implica um aumento significativo da respectiva riqueza dessas regiões, ainda que com graves desigualdades de distribuição. A "crise" é sobretudo do mundo desenvolvido, especialmente da Europa.

2. As únicas "mercadorias" em que os países desenvolvidos se podem manter competitivos e ter hipótese de gerar riqueza, são a inovação e o conhecimento.

Foi mais uma sessão extremamente participada que os estudantes da Escola tiverem oportunidade de ver um pouco para além do que é a mensagem dominante dos meios de comunicação.

 

 

 

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