O que é uma cidade, pelo Arq. Nuno Portas
- 7ª Edição
- Palestrante: Nuno Portas
- Horário: 30 de Agosto 2011, 17h00
Nuno Portas, Arquitecto, professor, urbanista e governante, é um dos mais conceituados especialistas em Urbanismo. Estudou Arquitectura nas Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto, licenciando-se nesta última em 1959.
Foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitectura na Universidade do Porto, onde foi Professor Catedrático deste 1989 até à sua jubilação.
Foi professor convidado da Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona, do Instituto de Urbanismo de Paris, da Universidade de Paris VIII, do Politécnico de Milão, da Universidade de Ferrara e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro da Comissão Científica Consultiva do Departamento de Arquitectura da Universidade do Minho.
Em 1974 assumiu o cargo de Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo, que conservou durante os três primeiros Governos Provisórios. No exercício dessas funções, fomentou a criação de cooperativas de habitação e de gabinetes de apoio local (GAT), concebeu o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) e desencadeou o processo conducente à adopção dos Planos Directores Municipais. Mais tarde, em 1990, tornou-se Vereador do Pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
O que é uma cidade? Como se chama a cidade que vai de Aveiro até Braga?
O Arquitecto Nuno Portas discutiu o conceito de cidade, e o modo como as "estradas se vão transformado em ruas". Chamou a atenção para as forças irresistíveis que levam as populações a agregar-se em ambientes urbanos, cujos limites transcendem largamente as fronteiras tradicionais das cidades. De Aveiro a Braga pode-se viajar-se sem nunca estar a mais de 25 metros de uma construção. Os movimentos e trânsitos de pessoas nestas novas cidades são multi-cêntricos, pelos que os problemas urbanísticos têm de ser pensados globalmente.
A arquitectura tradicional preocupa-se muito com o edifício, mas segundo o Arquitecto Portas, as ruas são muito mais perenes que os edifícios. Um parte essencial da arquitectura é o desenho das ruas e a transformação das estradas entre povoações em ruas deste agregados urbanos mais vastos.