Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação
GrafenoO material mais fino do Mundo: um átomo de espessura Quando escreves, a grafite do teu lápis deixa rastos no papel. A grafite é feita de camadas de átomos de carbono. Cada camada é um material muito resistente, muito rígido, 10 vezes mais difícil de esticar que o aço: o grafeno. Mas as camadas estão muito fracamente ligadas entre si e por essa razão ao escreveres ficam blocos de grafite no papel. Em 2004, um grupo da Universidade de Manchester, liderado por Andre Geim, cientista inglês de origem russa, fez uma descoberta importante: ao esfregar grafite numa placa de vidro com uma camada de óxido, alguns dos restos de grafite são uma única camada atómica: uma folha de grafeno; por acidente, a espessura da camada de óxido era tal que esses flocos de grafeno eram visíveis ao microscópio óptico. A partir desta descoberta foi possível estudar as propriedades do grafeno que se revelou um material extraordinário:
O estudo do grafeno é uma das áreas mais quentes da física pelo enorme potencial em aplicações em nano-electrónica e muitos outros campos. O CFP tem estado activo na compreensão teórica do grafeno, tendo publicado incusivamente com o Grupo de Andre Geim.
Estrutura hexagonal do grafeno; a grafite é feita de folhas empilhadas de grafeno À esquerda, ar; no meio uma folha de grafeno; à direita duas folhas de grafeno (fonte, Nair et. al Science, 320, 1308 (2008) ) Acções do Documento |
|