Ferramentas Pessoais
    http://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/
  • Entrar
Você está aqui: Entrada Física na UP conteúdos Grafeno

Grafeno

O material mais fino do Mundo: um átomo de espessura

Quando escreves, a grafite do teu lápis deixa rastos  no papel. A grafite é feita de camadas de átomos de carbono. Cada camada é um material muito resistente, muito rígido,  10 vezes mais difícil de esticar que o aço: o grafeno. Mas as camadas estão muito fracamente ligadas entre si e por essa razão ao escreveres ficam blocos de grafite no papel. 

Em 2004, um grupo da Universidade de Manchester, lidhttp://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/erado por Andre Geim, cientista inglês de origem russa, fez uma descoberta importante: ao esfregar grafite numa placa de vidro com uma camada de óxido, alguns dos restos de grafite  são uma única camada atómica: uma folha de grafeno; por acidente, a espessura da camada de óxido era tal que esses flocos de grafeno eram visíveis ao microscópio óptico

A partir desta descoberta foi possível estudar as propriedades do grafeno que se revelou um material extraordinário:

  • Os átomos e carbono formam uma rede hexagonal, quase sem defeitos; no laboratório de Geim já se produziram flocos de grafeno com dimensões de 0,1mm. 
  • Os electrões propagam-se no grafeno, sem serem desviados por colisões, em distâncias enormes, muito maiores que na maioria do semicondutores; isso permitirá transistores muito mais rápidos;
  • devido à estrutura hexagonal do grafeno, os electrões, portam-se como se não tivessem massa, isto é, como neutrinos. Neutrinos são partículas que se deslocam sempre à velocidade da luz, como os fotões, mas que têm spin semi-inteiro como os electrões. Há uma variedade de fenómenos relativistas que podem ser estudados experimentalmente no grafeno.
  • Uma das consequências da natureza relativista do electrões no grafeno é a absorção de 2% da luz incidente normalmente a uma folha de grafeno; isso torna uma folha de espessura de um átomo vísivel a olho nu!
O estudo do grafeno é uma das áreas mais quentes da física pelo enorme potencial em aplicações em nano-electrónica e muitos outros campos. O CFP tem estado activo na compreensão teórica do grafeno, tendo publicado incusivamente com o Grupo de Andre Geim.
grafeno

Estrutura hexagonal do grafeno; a grafite é feita de folhas empilhadas de grafeno

Ver grafeno

À esquerda, ar; no meio uma folha de grafeno; à direita duas folhas de grafeno (fonte, Nair et. al Science, 320, 1308 (2008) )

Acções do Documento
Perguntas
  • O que é que a observação dos corpos mais distantes do Universo nos diz  sobre os seus primeiros segundos e sobre as suas leis fundamentais? 
  • Existem "Terras" a orbitar outras estrelas além do Sol?
  • As supercordas são o futuro da Física fundamental?
  • Como explicar as propriedades do material mais fino do mundo, uma única camada atómica de carbono (grafeno)?
  • Como usar um laser para "ver" dentro de um olho que ainda está a ser usado pelo seu legítimo dono?
  • Como  fazer os discos de computadores anda mais pequenos?
  • Como monitorar em tempo real os movimentos de um túnel ou de uma ponte?

 A investigação científica no Departamento de Física da FCUP cobre todos estes tipos de questões: desde as teorias mais  avançadas  na área da Gravitação Quântica, à investigação teórica e experimental sobre materiais, aos lasers de impulsos ultra-curtos, aos sensores em fibra óptica.

 Estas actividadeshttp://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/ decorrem no Centro de Astrofísica da Universidade do Phttp://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/orto, no Centro de Física do Porto, e em dois Laboratórios Associados: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC – http://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/Porto) e Instituto de Nanotecnologias (IN – Unidade IFIMUP).

Investigação no DFA
 

O Plone® CMS — Sistema de software livre para gestão de conteúdos é © 2000-2025 pela Fundação Plone e outros.

O Plone® e o logótipo http://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/do Plone são marcas registadas da Fundação http://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/Plone. Distribuído sob a licença GNU GPL.

http://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/
http://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/