Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação
GrafenoO material mais fino do Mundo: um átomo de espessura Quando escreves, a grafite do teu lápis deixa rastos no papel. A grafite é feita de camadas de átomos de carbono. Cada camada é um material muito resistente, muito rígido, 10 vezes mais difícil de esticar que o aço: o grafeno. Mas as camadas estão muito fracamente ligadas entre si e por essa razão ao escreveres ficam blocos de grafite no papel. Em 2004, um grupo da Universidade de Manchester, lidhttp://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/erado por Andre Geim, cientista inglês de origem russa, fez uma descoberta importante: ao esfregar grafite numa placa de vidro com uma camada de óxido, alguns dos restos de grafite são uma única camada atómica: uma folha de grafeno; por acidente, a espessura da camada de óxido era tal que esses flocos de grafeno eram visíveis ao microscópio óptico. A partir desta descoberta foi possível estudar as propriedades do grafeno que se revelou um material extraordinário:
O estudo do grafeno é uma das áreas mais quentes da física pelo enorme potencial em aplicações em nano-electrónica e muitos outros campos. O CFP tem estado activo na compreensão teórica do grafeno, tendo publicado incusivamente com o Grupo de Andre Geim.
Estrutura hexagonal do grafeno; a grafite é feita de folhas empilhadas de grafeno À esquerda, ar; no meio uma folha de grafeno; à direita duas folhas de grafeno (fonte, Nair et. al Science, 320, 1308 (2008) ) Acções do Documento |
|
O Plone® CMS — Sistema de software livre para gestão de conteúdos é © 2000-2025 pela Fundação Plone e outros.
O Plone® e o logótipo http://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/do Plone são marcas registadas da Fundação http://e-fisica.fc.up.pt/fisica_na_up/conteudos/grafeno/Plone. Distribuído sob a licença GNU GPL.