Você está aqui: Entrada Actividades Projectos Cálculo da massa invariante em processos eletrofracos no LHC

Cálculo da massa invariante em processos eletrofracos no LHC

Cálculo da massa invariante em processos eletrofracos no LHC
  1. Proponente: Isabela Maietto Silvério
  2. Como podemos detectar partículas novas nos aceleradores de partículas como no Grande Colisor de Hadrons (LHC-CERN)?

Até onde sabemos, existem quatro forças fundamentais na natureza: a eletromagnética, a forte, a fraca e a gravitacional. As três primeiras são descritas pelo que é chamado de Modelo Padrão (MP) das partículas elementares e a última ainda é um dos grandes desafios da ciência moderna. As partículas de matéria são chamadas de fermiões, que são divididas em mais dois grupos, denominados quarks e leptões, que interagem via troca de partículas mediadoras chamadas bosões de calibre, que são o fotão, para a interação eletromagnética, o gluão para a interação forte, o W e o Z, para a interação fraca. Entender a teoria que descreve essas interações é fundamental para a compreensão da formação de toda a matéria visível do universo. O projeto terá como objetivo realizar o cálculo da massa invariante de processos de decaimentos leptónicos dos bosões Z e Higgs, com o intuito de instigar os estudantes a entenderem qual é o processo de descobrir uma partícula no LHC. Fornecendo então um estudo introdutório de tópicos em física de partículas, relatividade restrita, como cinemática relativística, finalizando com alguns exemplos de análise, utilizando o software iSpy, onde os estudantes poderão gerar histogramas de massa, e realizar cálculos que serão confirmados com os dados.

coordenado por Isabela Maietto Silvério (2023)