Você está aqui: Entrada Edições 18ª Edição Palestras A fusão nuclear é a energia do futuro? Uma visita guiada aos progressos e desafios

2. Palestrante: Bruno Soares Gonçalves
  3. Horário: 29 de Agosto de 2023 às 11.30

Bruno Soares Gonçalves é actualmente Investigador Coordenador e Director do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

A fusão nuclear, a fonte de energia que alimenta as estrelas, tem tido um progresso considerável nas últimas décadas e poderá em breve sair do laboratório tornando-se uma opção credível e benigna para produção de eletricidade em larga-escala e de forma limpa. Atingir este objetivo requer uma intensa atividade de investigação e um esforço de longo-termo. Um ambicioso programa de investigação e desenvolvimento está a ser desenvolvido e coordenado pela União Europeia tendo como expoente máximo a construção do International Thermonuclear Experimental Reactor – ITER. Em paralelo várias empresas têm também obtido financiamento privado para desenvolver a energia de fusão. É um período fascinante de inovação nesta área.

Esta palestra irá guiar a audiência pelo potencial da fusão nuclear como fonte de energia do futuro, os muitos avanços alcançados, mas também os muitos desafios ainda a vencer para tornar a fusão nuclear uma realidade.