Você está aqui: Entrada Edições 13ª Edição Palestras Micro e nanodispositivos magnéticos: pequenas soluções para grandes desafios

Micro e nanodispositivos magnéticos: pequenas soluções para grandes desafios

2. Palestrante: Diana Leitão
  3. Horário: 4 de setembro às 11:30

Diana Leitao licenciou-se em Física Aplicada na Universidade do Porto, tendo posteriormente obtido o grau de doutor em Física pela mesma instituição. A tese de doutoramento focou-se na area de micro e nano estruturas magnéticas e foi realizada no IFIMUP e no ICMM-Madrid.  Presentemente, é investigadora no INESC-MN em Lisboa e professora convidada no Instituto Superior Técnico. As suas actividades de investigação relacionam-se com o  desenvolvimento e aplicação de sensores magnetoresistivos, com particular ênfase em novas estratégias de fabricação e integração para de micro e nanodispositivos.

Elevada resolução espacial, excepcional sensibilidade e reduzidos níveis de ruído são características incontornáveis para a próxima geração de sensores de alta precisão. A crescente exigência de novas aplicações nas áreas de metrologia e controlo motivam esta tendência. Os sensores magnetoresistivos apresentam todos estes requisitos para a deteção precisa de sinais magnéticos, possibilitando ainda o desenvolvimento de soluções integradas de baixa potência, compactas e de baixo custo.

Neste seminário começamos por abordar o princípio de funcionamento dos sensores magnetoresistivos, métodos de fabricação à micro e nano escala, e atuais aplicações no mercado. Em seguida será apresentado o uso de novos micro/nano dispositivos magnetoresistivos em aplicações industriais, robóticas e biomédicas. Finalmente, analisaremos os desafios que esta tecnologia enfrenta para futuros desenvolvimentos, que passam pelo desenvolvimento de materiais funcionais, processos de fabricação compatíveis, integração de tecnologias hibridas e prototipagem, usando o portefólio de sensores magnetoresistivos desenvolvidos no INESC MN como ponto de partida.