Você está aqui: Entrada Edições 5ª Edição Palestras A Física do Grafeno: um testemunho na primeira pessoa

A Física do Grafeno: um testemunho na primeira pessoa

2. Palestrante: Nuno Peres
  3. Horário: 1 de Setembro às 11:30

O Nuno Miguel Peres é actualmente professor associado com agregação do Departamento de Física da Universidade do Minho. Começou o seu percurso académico na Universidade de Évora onde fez o curso de Ensino de Física e Química e iniciou o seu trabalho de docência. Actualmente tem um dos curriculos mais competitivos a nível nacional e uma vibrante actividade no Grafeno.

É para a organização da EV um enorme prazer contar com a presença de tão notável investigador. Tudo contado na primeira pessoa!!! A não perder!

Nesta palestra abordaram-se aspectos científicos e sociológicos da mais recente investigação em grafeno, na qual o orador tem participado activamente, deste 2005. Foram analisados o processo de produção do grafeno e a sua física mais elementar, com ênfase no facto dos electrões nesse novo material se comportarem como partículas de massa nula.

Como exemplo ilustrativo de resultados experimentais relevantes, apresentou-se o estudo da transparência do grafeno. Foram ainda discutidos aspectos sociológicos associados ao processo investigação, com destaque para o processo de publicação de trabalho científico e respectivo procedimento de revisão por pares.Discutiu-se ainda o impacto e o reconhecimento que um dado trabalho pode ter na comunidade dos investigadores que na área trabalham a nível mundial.

1. Slides da Palestra