Medição de comprimentos de escala astronómica e geográfica
Subir um nívelO propósito do trabalho é a reconstrução de geometrias e medição de objectos fora do nosso alcance directo (parte prática), de forma a familiarizar-nos com o conceito de "escala de distancias" (parte teórica), que está na base do desenvolvimento da ciência astronómica.
A experiência será subdividida em três partes principais:
Na primeira, os alunos serão solicitados para reflectirem sobre a geometria da Terra, com o objectivo de eles próprios chegarem a conclusões acerca desta.
Numa segunda fase, os alunos deverão medir a circunferência da Terra. Os varios grupos terão à sua disposição diversos recursos e dados para cumprir a tarefa.
Por fim, discutir-se-á o conceito de paralaxe, tanto na sua acepção geral, como na astronomica. Aos alunos será pedido para medirem distâncias a objectos afastados mas ao alcance da vista como, por exemplo, uma árvore a centenas de metros de distância, utilizando apenas um lapis, folha de papel e goniómetro. De forma a aprofundar o conceito do ponto de vista astronómico, serão utilizadas imagens da Lua tiradas no mesmo instante em dois locais da Terra apropriadamente escolhidos. Os alunos analizarão criticamente o material, fazendo previções e justificando as suas conclusões.
Será dado ênfase ao conceito de erro associado a qualquer medida. Em todas as experiências, será pedida a identificação de possíveis problemas com os dados à disposição e causas de desvio das medições do seu valor correcto.