Você está aqui: Entrada Edições 11ª Edição Palestras Da Exploração do Sistema Solar aos Videojogos

Da Exploração do Sistema Solar aos Videojogos

2. Palestrante: Frederico Francisco
  3. Horário: 31 de agosto às 11:30

O Doutor Frederico Francisco é atualmente colaborador de pós doutoramento no Centro de Física do Porto da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Doutorado em Física pelo Instituto Superior Técnico, os seus interesses atuais são a Ciência Espacial e a Gravitação.

A discussão em torno da “Anomalia das Pioneer” serve de pretexto para discutir uma variedade de temas que vão desde a Engenharia à Física fundamental, passando pelos computadores. Pretende-se dar uma perspectiva sobre a variedade de campos em que um Físico pode desenvolver o seu trabalho.

Começaremos por apresentar as sondas que foram enviadas para explorar o sistema solar e os seus recantos mais longínquos, desde as sondas Pioneer até à mais recente New Horizons, com uma revisão de alguns contributos importantes que daí foram obtidos. Daí, faremos uma curta discussão sobre a importância destas sondas para a Física Fundamental, em particular, para o estudo da Gravitação. Finalmente, verificaremos como foi crucial incluir técnicas inspiradas nos gráficos dos jogos de computador para a explicação de uma aparente contradição experimental à Relatividade Geral.

1. Apresentação