Nanoestruturas em Fibra Óptica
- 11ª Edição
- Palestrante: Ricardo Melo André
- Horário: 2 de setembro às 11:30
Ricardo André concluiu o mestrado integrado em Engenharia Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2012. Actualmente é estudante de doutoramento na FCUP e INESC Porto onde os seus interesses se focam em sensores de fibra óptica, mais especificamente, no pós-processamento e na criação de nano e microestruturas em fibra óptica. Encontra-se actualmente em Jena (Alemanha) a realizar um período de investigação no âmbito do seu doutoramento.
Recentemente, a necessidade de sensores e dispositivos com dimensões cada vez mais reduzidas tem levado à aplicação de tecnologias de micromaquinação e pós-processamento ao desenvolvimento de micro- e nano- dispositivos em fibra óptica. Estes dispositivos, quer sejam lentes ou sensores, têm as vantagens inerentes à fibra óptica como a imunidade a interferências electromagnéticas e a capacidade de funcionamento em ambientes extremos, tornando-os essenciais e por vezes a única opção em certas aplicações.
Neste seminário, falaremos da importância da fibra óptica na área da sensorização e focar-nos-emos em técnicas que permitem criar nanoestruturas em fibra tais como laser de femtosegundo, feixe de iões focado (Focused Ion Beam) e "etching" químico. Tentarei também dar uma visão geral de sensores em fibra óptica apresentando casos específicos de micro- e nano- sensores.