Você está aqui: Entrada Edições 11ª Edição Palestras Ilusões sensoriais: o espetado e o inesperado na integração multisensorial

Ilusões sensoriais: o espetado e o inesperado na integração multisensorial

2. Palestrante: Gina Caetano
  3. Horário: 1 de setembro às 11:30

Gina Caetano, PhD

Gina Caetano concluiu a Licenciatura em Engenharia Física e Tecnológica, no Instituto Superior Técnico, em 2001. O seu interesse pelo funcionamento do cérebro e a aplicação de novos métodos para o estudo da função e estrutura cerebrais, levou-a a concluir o Programa Doutoral em Biofísica e Engenharia Biomédica, no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, Universidade de Lisboa, seguindo posteriormente para um Doutoramento em neurociência básica no Brain Research Unit, Aalto University School of Science, na Finlândia. No final do ano de 2008 regressou a Portugal, onde desenvolveu trabalho em neurociências clínicas e neuroimagem, no Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Ilusões sensoriais: o espetado e o inesperado na integração multisensorial

No nosso dia-a-dia tomamos decisões com base na informação sensorial, transmitida pelos nossos sentidos e processada no cérebro. A integração dessa informação permite-nos ter uma experiência una e contínua do mundo e da nossa interação com outras pessoas ou objetos. Raramente temos consciência de todos estes processos de integração de informação, porque no geral uma das modalidades sensoriais predomina. Por exemplo, é comum pensarmos que estamos apenas a ouvir, ver, ou tocar.

Neste seminário, irei apresentar conceitos base de perceção sensorial a nível do tato, da visão e da audição, para depois explicar e mostrar algumas situações em que são criadas ilusões ou alterada a nossa perceção do meio circundante. Estas situações ocorrem quando a informação fornecida é incongruente relativamente ao que é usual, demonstrando que existem interações entre as várias modalidades sensoriais. Por exemplo, no McGurk effect ao combinarmos a informação visual de uma sílaba, com a informação auditiva de outra sílaba, nós temos a perceção auditiva de uma terceira sílaba, ou seja a nossa perceção é alterada e diferente da informação visual e/ou auditiva que nos é fornecida.

1. Apresentação