Você está aqui: Entrada Edições 12ª Edição Palestras Nanodispositivos Flexíveis para Geração e Armazenamento de Energia
Subir um nível

Nanodispositivos Flexíveis para Geração e Armazenamento de Energia

1. 12ª Edição
  2. Palestrante: André Pereira
  3. Horário: 29 de agosto às 11:30

Dr. André Pereira licenciou-se em Física em 2005 no Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DFA-FCUP) e fez o mestrado em Métodos Computacionais para Ciência e Engenharia na Faculdade de Engenharia da UP em 2006. O seu interesse por temas relacionados com Energia, levou-o a doutorar-se pela UP em Física na área da refrigeração magnética. Posteriormente, foi investigador de pós-doutoramento entre duas instituições, Oak Ridge National Laboratory e no Instituto de Nanociências e Nanotecnologias (IFIMUP-IN), entre 2010 & 2012, tendo posteriormente abraçado um novo desafio de ser investigador associado no Imperial College London (UK). Regressando posteriormente a Portugal como Investigador do IFIMUP-IN e professor auxiliar convidado no DFA-FCUP. Actualmente é professor auxiliar no DFA-FCUP e visitante académico do Imperial College London.

Ao longo da sua carreira cientifica tem vindo a efetuar investigação na área da Engenharia Física em desenvolvimento de dispositivos de dimensões micro/ nanométricas em tópicos relacionados com produção e armazenamento de energia e mais recentemente no da medicina.

Na Era da miniaturização de dispositivos e sensores móveis, adaptáveis ao utilizador levou a um emergente aparecimento de sistema flexíveis. Apesar dessa evolução ser já uma realidade na atualidade, a produção de energia e armazenamento da mesma não acompanhou essa evolução. Assim novas formas de produção/recuperação de energia assim como novas formas de armazenar estão em ampla discussão e investigação.

Neste seminário, irá ser abordado em geral novas formas de produzir energia focando-se especialmente em sistemas com a capacidade de produzir energia através da recuperação do calor dissipado ou sistemas de produção de energia através de superfícies de contacto ou pressão. No armazenamento de energia será focado sistemas mais avançados de armazenamento, os denominados de supercondensadores, e comparados com as atuais baterias.

Ao longo do seminário, será realçado o papel da nanotecnologia nestes nanodispositivos assim como será demonstrado protótipos e a engenharia física necessária para o desenvolvimento dos mesmos.