Você está aqui: Entrada Edições 1ª Edição Palestras Lasers ultra-rápidos: nos limites do tempo e da intensidade
Subir um nível

Lasers ultra-rápidos: nos limites do tempo e da intensidade

1. 1ª Edição
  2. Palestrante: Helder Crespo
  3. Horário: Segunda-feira , 5/09/2005, 11:30

Helder Manuel Paiva Rebelo Cerejo Crespo é actualmente Professor Auxiliar do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Doutorado em Física pelo IST (2006), possui uma licenciatura em Engenharia Física Tecnológica, IST (1996).

Centro de Investigação: IFIMUP-IN (CLOQ)

Área de Investigação: Óptica não-linear ultra-rápida; sistemas laser ultra-curtos

A tecnologia dos lasers ultra-rápidos, capazes de fornecer impulsos luminosos com durações de apenas alguns femtosegundos (1 fs = 10^{-15} s), tem permitido alguns dos mais espectaculares resultados científicos da última década. Os impulsos de femtosegundos são os eventos mais rápidos alguma vez produzidos e medidos, pois praticamente não se passa mais nada durante intervalos de tempo tão curtos. Como as escalas de tempo associadas a estes impulsos são ultra-curtas, os níveis de potência correspondentes são ultra-elevados. De facto, um impulso destes pode produzir uma potência 100 vezes superior à potência de toda a rede eléctrica nacional. Com estes lasers podemos produzir plasmas, acelerar partículas elementares até altas energias, gerar raios-X ultra-curtos, e mesmo produzir reacções de fissão e fusão nuclear. O femtosegundo é a terra dos extremos. Nesta palestra faremos uma viagem pela evolução e aplicações dos lasers de impulsos curtos, desde o primeiro laser de rubi, até aos resultados mais recentes, incluindo os obtidos nos laboratórios do Centro de Lasers e Óptica Quântica (CLOQ) da Universidade do Porto.