Você está aqui: Entrada Edições 1ª Edição Palestras O que faz Einstein na minha sala de estar?

O que faz Einstein na minha sala de estar?

2. Palestrante: João Lopes dos Santos
  3. Horário: Terça-feira, 6/9/2005, 11:30

João Manuel Borregana Lopes dos Santos é Professor Associado do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Licenciou-se em Física, Ramo Científico, Departamento de Física, Universidade do Porto, em 1978. Mestre pelo Imperial College, 1983. Doutoramento: "On quasi-particle lifetimes in ordered and disordered metals", pela University of London (IC), 1983.

Centro de Investigação: CFP

Área de Investigação: Física Teórica de Matéria Condensada. Em matéria condensada os electrões são as partículas mais leves e por isso as mais irrequietas. A coesão, as propriedades de transporte, as propriedades magnéticas, as propriedades ópticas, etc, são quase sempre determinadas pelo comportamento electrónico dos materiais. Os efeitos quânticos são especialmente importantes para os electrões. Juntando as interacções entre electrões, a rede cristalinas e os seus defeitos, as geometrias restritivas de estruturas artificiais, e a natureza quântica dos fenómenos obtém-se uma variedade inesgotável de comportamentos.

No ano de 1905, um desconhecido funcionário de um escritório de patentes publicou cinco artigos científicos sobre três assuntos distintos. A sua contribuição em cada um destes assuntos era merecedora, por si só, de um prémio Nobel: um ano maravilhoso para a Física, sem sombra de dúvida. Cem anos depois, os Físicos em todo o mundo celebram este acontecimento. Nesta palestra exploramos as consequências das descobertas de Albert Einstein, em 1905 e em anos posteriores, no nosso quotidiano, na maneira de viver e mesmo de pensar.