Você está aqui: Entrada Edições 1ª Edição Palestras O que cabe na ponta de um alfinete?

O que cabe na ponta de um alfinete?

2. Palestrante: João Pedro Araújo
  3. Horário: Quarta-feira, 7/9/2005, 11:30

João Pedro Esteves de Araújo é Professor Auxiliar do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Doutorado em Física pela FCUP em 2002. Actualmente é Presidente do Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto - IFIMUP-IN.

Já pensaste que no ano em que nasceste o telemóvel, a palm, o computador pessoal e muitas outras tecnologias que usamos no dia a dia estavam ainda a dar o seus primeiros passos? O rápido desenvolvimento destas tecnologias está intimamente ligado à crescente capacidade de miniaturização dos dispositivos electrónicos, conduzindo a elevadas capacidades de armazenamento e processamento de dados. Faremos uma viagem pelo mundo do processamento de materiais à escala nanométrica, apontando os desafios a que a Física e a Engenharia deverão responder no futuro próximo.