Física, Físicos e Saúde
- 7ª Edição
- Palestrante: Carla Carmelo Rosa
- Horário: Terça-feira às 11:30
Carla Carmelo Rosa é Professora Auxiliar do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) do INESC Porto, onde desenvolve investigação aplicada em técnicas ópticas de medida (OCT, perfilometria microscópica e em aplicações à medicina). Preside actualmente a Delegação Norte da Sociedade Portuguesa de Física.
Os avanços da Física ao longo do século XX proporcionaram o desenvolvimento de um conjunto alargado de novas tecnologias de grande impacte nas rotinas das civilizações e na qualidade de vida do Homem.
Focando a atenção sobre as ciências da vida e da saúde, rapidamente se citam alguns nomes de técnicas que abarcam trabalho numa variedade significativa de áreas da Física: raios-x, TC/TAC, ressonância magnética (nuclear) RMN, RM, MRI, radioterapia, ultrasonografia, acelerador linear, Doppler, PET, microscopia óptica ou electrónica, biópsia óptica, imagiologia de fluorescência, radioisótopos, biomateriais, LASIK, laser, dosimetria, protecção radiológica, bioimpedância. Também podem citar-se alguns físicos cujos trabalhos foram fulcrais para o desenvolvimento destas e outras técnicas, como Wilhelm Roentgen, Ernest Rutherford, Niels Bohr, Marie e Pierre Curie, Henri Becquerel, Godfrey Hounsfield, Albert Einstein, Charles Townes, Theodore Maiman, Peter Mansfield e Richard Feynman.
Nesta palestra vamos espreitar os princípios físicos de algumas técnicas de diagnóstico e tratamento médico, abordando, neste contexto, o papel dos físicos e as suas contribuições mais relevantes em Medicina.