Você está aqui: Entrada Edições 7ª Edição Palestras Prémio Nobel da Física de 2010: o grafeno

Prémio Nobel da Física de 2010: o grafeno

Prémio Nobel da Física de  2010: o grafeno
  2. Palestrante: João Lopes dos Santos
  3. Horário: 1 de Setembro, 11:00

João Lopes dos Santos é doutorado em Física Teórica da Matéria Condensada, pela Universidade de Londres (Imperial College). É Professor Associado no Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto. Desde 2005 a sua área principal de trabalho tem sido o grafeno. Faz parte de um grupo de Físicos Teóricos que  tem tido algumas colaborações com o Grupo de Manchester de Andre Geim e Konstantin Novoselov, vencedores do Prémio Nobel de 2010.

Em 2004, Andre Geim e Konstantin Novoselov decidiram pressionar um pouco de fita cola num cristal de grafite, arrancando um pedaço  (um método bem conhecido  para clivar cristais de grafite); dobrando repetidamente a fita cola sobre a grafite, reduziram a sua espessura e depois pressionaram-na sobre uma placa de vidro. Esta "simples operação" conduziu a um prémio Nobel da Física 6 anos mais tarde! Como? Como é que se ganha um prémio Nobel descobrindo um novo material? Como se ganham tantos prémios Nóbel em Física da Matéria Condensada, uma área da Física em que todas as lei são conhecidas há  mais de 80 anos? O que é a Física da Matéria Condensada, afinal?