Você está aqui: Entrada Edições 7ª Edição Projectos Determinação do fluxo solar fora de atmosfera em narrow band

Determinação do fluxo solar fora de atmosfera em narrow band

O objectivo  da experiência  é a determinação  do fluxo solar em três diferentes comprimentos  de onda, e a sua  comparação com o fluxo dum corpo negro da  temperatura do Sol. Os alunos  experimentarão todas as fases típicas dum projecto de pesquisa astronómica, ou seja:

- a  recolha de  dados com  um  telescópio, através  da observação  do objecto  que  se  pretende  estudar  e  da  aquisição  de  imagens  de calibração;

- a redução dos dados recolhidos;

- a análise dos resultados e o conseguimento de conclusões teóricas.

No nosso caso, o objecto para observar é o Sol, e será observado com o telescópio de diametro de 11.5 cm  e com três filtros narrow band para isolar  a luz  num intervalo  estreito  de comprimentos  de onda.  As observações e as relativas calibrações serão efetuadas várias vezes ao longo dum  dia, de forma  a permitir a  determinação do fluxo  fora de atmosfera.

Na  redução dos  dados,  os  alunos encararão os mesmos problemas e tarefas com  que os astrónomos  profissionais lidam na sua  rotina de trabalho, nomeadamente a correção de erros devidos à instrumentação e a transformação dos dados obtidos em valores conforme uma unidade de medida padrão.

1. Fotos
  2. Apresentação