Você está aqui: Entrada Edições 9ª Edição Palestras ITER, uma estrela na terra?

ITER, uma estrela na terra?

2. Palestrante: Francisco Salzedas
  3. Horário: 5 de setembro, às 11h30

Francisco Salzedas licenciou-se em Física na Univ. de Coimbra. Doutorou-se em Física dos Plasmas, na Univ. de Utreque (Reino dos Países Baixos). É atualmente professor auxiliar na Faculdade de Engenharia da Univ. do Porto, investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear no Instituto Superior Técnico e realiza ainda investigação no Joint European Torus, Reino Unido, e no Institute for Plasma Physics do Max Plank Institute, Garching, Alemanha. O tema principal de investigação é o estudo da destruição abrupta do confinamento de energia em plasmas, instabilidades magneto hidrodinâmicas e turbulência.

As necessidades energéticas da humanidade estão em acentuado crescimento. O actual pilar energético das sociedades tecnologicamente avançadas, os combustíveis fósseis, será mais tarde ou mais cedo esgotado, pois a sua taxa de renovação é incompatível com o acentuado consumo a que está sujeito.
É possível libertar grandes quantidades de energia pela fusão dos núcleos atómicos leves. A elevada abundância destes átomos bem como a relativa inocuidade ambiental da fusão nuclear controlada dá a este processo um potencial muito elevado para ser um pilar energético da sociedade.
Será apresentado o processo que até à data produziu melhores resultados, a fusão nuclear obtida num plasma de átomos leves, contido num campo magnético com a forma dum toroide. Os confinadores magnéticos com esta forma são conhecidos por tokamaks. Terminaremos com a apresentação do laboratório internacional ITER, que será o primeiro tokamak a ser construído com o objectivo claro de libertar mais energia por fusão nuclear do que a usada para alcançar essa mesma fusão.