Você está aqui: Entrada Edições 9ª Edição Palestras O Espaço na Física e a Física no Espaço

O Espaço na Física e a Física no Espaço

2. Palestrante: Jorge Páramos
  3. Horário: 3 de setembro, às 11h30

Jorge Páramos licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica em 2001 e doutorou-se em Física em 2006, no Instituto Superior Técnico. É atualmente professor auxiliar no Instituto Superior Técnico e investigador auxiliar no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear. Dedica-se à pesquisa em Relatividade Geral, Astrofísica e Cosmologia e à concepção dos objetivos científicos de propostas de missões espaciais à Agência Espacial Europeia (ESA).

Nesta palestra falarei da relação entre o Espaço e a Física. Como conceito geométrico, o espaço é fundamental à Física. Juntamos-lhe o tempo e obtemos o espaço-tempo, estudado pela Relatividade de Einstein. Como paisagem além da Terra, o espaço contém os mais fascinantes e complexos fenómenos físicos. Como um todo, chamamos-lhe Cosmos e tentamos descobrir o início (ou o fim) dos tempos. Um físico pode estudá-lo com cálculos complicados, observações minuciosas, missões sofisticadas... ou até mesmo tentar ir até lá! E o melhor é que há espaço que chegue para todos, basta querer.