Você está aqui: Entrada Edições 12ª Edição Projectos Holografia e ondas de luz

Holografia e ondas de luz

Um holograma não é uma imagem do objecto, mas sim um registo de padrões de luz microscópicos originados pela interferência entre a luz do objecto e a luz directa do laser, numa espectacular demonstração da natureza ondulatória da luz. São hoje inúmeras as aplicações da holografia em ciência, tecnologia e engenharia, desde a segurança de documentos - como cartões de crédito, notas de euro, e bilhetes de futebol - até às mais modernas técnicas de armazenamento de informação. Acresce que não só a luz, mas também os átomos e os electrões, podem originar padrões de interferência, o que revela a natureza fundamental e universal deste fenómeno físico.

Neste projecto irás construir uma montagem óptica avançada, que inclui a utilização de um laser, e registar um holograma de um objecto à tua escolha em filme fotográfico de elevada resolução. Poderás descobrir como é que o padrão de interferência contém, e permite reproduzir, uma imagem tridimensional do objecto.